Quer conhecer um lugar encantador, que existe em apenas um lugar no Brasil?
Então partiu! Pega o carro, a bike, o barco, vem correndo! Reúna a família inteira porque vamos te dar uma opção de passeio que vai garantir um dia perfeito, com trilha, praia, e até geologia!
Onde fica?
Está aqui pertinho de quem mora no sul do Brasil, no litoral Catarinense, na cidade de Barra Velha, a cerca de 50km ao sul de Joinville.
Veja no mapa do Google a localização exata, ao final deste artigo.
Sim! Santa Catarina foi privilegiada com essa beleza natural e incrível.
Localizada no bairro Itajuba, entre a praia do Sol e a praia da Barrinha, como se pode ver no minimapa abaixo, é um ambiente que encanta até a ciência e ecologia, pelo encontro natural e raríssimo de dois costões de pedras totalmente diferentes entre si.
A magia das pedras
Uma interessante, antiga e bela divisão de rochas brancas e negras nos mostra um visual fantástico formado pela natureza ao longo dos anos, de forma que desafia a ciência.
Afinal, estudos científicos demonstram que os dois tipos de rochas não deveriam estar juntos, pois tem composição tão diferentes que é um encontro quase mágico estarem assim, juntas.
O incrível aqui é que as pedras brancas são muito mais antigas que as pedras pretas, e mesmo assim elas estão por cima das pedras negras nessa formação. O normal seria o contrário, as rochas mais antigas por baixo, e as mais novas se formando por cima, e por isso esse costão de pedras é tão peculiar e intrigante para os estudos das rochas (descubra mais no blog do Marcos clicando aqui).
As estimativas é de que essas formações rochosas tenham mais de 2 milhões de anos de existência, o que leva os especialistas a acreditar que seja o único lugar do Brasil com uma formação desse tipo que pode ser observado na superfície ainda.
Poucos lugares do mundo tem um tipo de formação assim, sendo encontrado apenas na Nova Zelândia e no Canadá.
Para quem visita a região, basta caminhar pelo Costão das Pedras Brancas e Negras e vislumbrar a coloração das rochas, que praticamente muda de paisagem de acordo com as tábuas da maré.
É LITERALMENTE MÁGICO!
Uma beleza formidável e encantadora para explorar, especiamente em família, pois quem tem criança já sabe o quanto os pequenos gostam de se aventurar em pedras, pular e se divertir. Se a sua criança gostar de colecionar pedras então... vai se apaixonar.
A estátua
A Praia das Pedras Brancas e Negras também tem "picos" perfeitos para a prática do surf, e por ser tão procurada por surfistas de todo o país há uma estátua bem no costão em homenagem a esses esportistas que amam e ajudam a proteger essa beleza natural,
O que tem para comer ali perto?
Falando no costão onde fica a estátua, no mesmo local encontram-se duas referências em gastronomia na região, o Bier Coast e o Dukais. Ótimos restaurantes e acomodações de frente para o mar.
A trilha
Para quem ficou até o final desse artigo, descubra a trilha ecológica ao meio dessa beleza toda.
Partindo do costão próximo à estátua do surfista que mencionamos acima, a trilha vai acompanhando o costão em direção à Praia das Pedras Brancas e Negras, em sentido Sul, passando pela vegetação, pedras e areia de forma divertida, especialmente para passear com crianças e pets.
Conheça a Praia e o Costão das Pedras Brancas e Negras e se encante!
A Praia e o Costão das Pedras Brancas e Negras no mapa
Você que já conhece e ama essa natureza é convidado a contar o que achou desse lugar nos comentários, assim podemos inspirar as pessoas a conhecerem e também se apaixonarem por esse lugar.
Lembre-se: quanto mais pessoas amam, mais pessoas observam e cuidam para manter o lugar bem cuidado.